27 de outubro de 2013

Busscar Jum Buss 360 Volvo B12B

Engana-se quem pensa que toda a frota da Gontijo é exclusivamente composta por ônibus com chassi Scania. Apesar de ser detentora do título de maior frota de Scania no mundo, a Gontijo possui também motores Mercedes-Benz e Volvo, sendo os Mercedes-Benz Monobloco O-400 RSD originários da São Geraldo; já os Volvos, com carroceria Busscar Jum Buss 360 e chassi B12B, foram adquiridos pela empresa em 1997 e, posteriormente, vieram mais algumas unidades do chassi B12R, mas com carroceria Marcopolo Paradiso G6 1200, adquiridos em 2008 para testes com o chassi. A série 58xx possui somente veículos com chassi Volvo, dos quais 16 são B12B e 2 são B12R, totalizando 18 carros; porém, os carros 5800, 5860 (ambos B12B), 5880 e 5885 (estes B12R), foram vendidos, portanto, restam apenas 14 Volvos na frota da Gontijo, todos B12B. A carroceria, um Busscar Jum Buss 360, com 3,60m de altura, na sua terceira atualização estética (Série III ou 1995), completa a postagem. O modelo foi lançado em 1990, e desde então passou por 6 mudanças no design até a falência da Busscar, em Setembro de 2012; o que fez com que os empresários, tendo que renovar a frota, optassem na maioria de suas compras pelas carrocerias da linha Paradiso G7, causando a diminuição da variedade de modelos nas rodoviárias, para a tristeza de muitos busólogos. Posso me considerar um cara de sorte, pois aqui onde moro, têm-se uma variedade regular de modelos de carrocerias, o que torna as idas à rodoviária nem tão monótonas, tendo em vista a escassez de horários.


MANTENHA OS CRÉDITOS!
O NanoKid mantém os créditos =)

7 comentários:

  1. muito legal essa postagem Gabriel , também concordo com a falência da Busscar s/a os empresários tiveram q optar pelo o paradiso G7 1200 porque a Comil não é uma concorrente a altura da marcopolo ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Comil tem produtos de qualidade, basta investir em marketing e pós-venda.

      Excluir
  2. É verdade, a Comil s/a tem sim produtos de qualidade e a carroceria Campione é uma boa carroceria mas o problema é que ela não é popularmente conhecida pelos empresários. Hoje em dia uma carroceria que vem diputando espaço com a Marcopolo é a Irizar com o i6 que vem se tornando frequentemente adquirida pelos empresários tanto pela tecnologia quanto pelo confortoe segurança que ela oferece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Irizar acertou com o i6, um modelo que foi especialmente projetado para o Brasil. Ele está vendendo bem.

      Excluir
    2. Mas ainda tenho esperança de ver saindo de joinville os Elegance 360,380 e 400 porque já está se tornando um monopólio, todas as empresas estam optando pelo G7.

      Excluir
  3. Queria fazer um pedido Gabriel dos dois Jum Buss 1990 e 1994 no chassi da Mercedes Benz que não tem em um lugar nenhum, Obrigado!

    ResponderExcluir